De nada adianta ter um plano de desenvolvimento humano interessante, motivador e criativo, se nunca for possível colocá-lo em prática.
A grande questão é que costumam existir, dentro das empresas, muitos projetos internos para motivar e transformar o clima organizacional, mas que nunca sairão do papel pois são projetos inacessíveis para a realidade da empresa.
Não faltam ideias, falta planejamento com foco na estratégia do negócio!
É comum vermos dois tipos de críticas para projetos de gestão de pessoas:
- O projeto não pode ser executado, pois não condiz com a cultura empresarial.
- O projeto não pode ser executado, pois não há orçamento para tal.
Nos dois casos, a causa é a mesma: a área de gestão de pessoas não está alinhada com o plano de negócios da empresa.
Estar alinhado com o planejamento da empresa é ter ciência de quais os planos futuros e qual a realidade atual, seja financeiramente, seja para as estratégias do negócio.
Todos as áreas da empresa devem estar alinhadas e caminhando para um mesmo objetivo; assim, quando há transparência e comunicação fluída internamente, é possível implantar as estratégias funcionais de cada área, para que as ações a serem tomadas possam ter eficácia, eficiência e efetividade.
Conectar as áreas da organização é tarefa das lideranças, que devem fazer o acompanhamento de metas e resultados vinculados ao negócio, mostrando as necessidades da empresa e objetivos a serem alcançados.
Existem diversos modos de fazer isso, seja por meio de reuniōes periódicas de avaliação ou através de plataformas de gerenciamento, por exemplo, mas é fundamental que esse acompanhamento ocorra – sob pena de que a empresa não saiba, ao certo, quais devem ser os pontos de melhoria e como mobilizar as equipes para isso.
A máxima “o que não se mensura, não se gerencia” deve ser um “mantra” adotado por todos!
Contate a Sinerplan Estratégias para Pessoas para, juntos, encontrarmos o melhor formato para você e sua empresa serem ainda melhores !
Deixe um comentário